IMG_0614A previsão de bom tempo dada pela organização ao início da semana começou a ir literalmente água abaixo com o aproximar do evento, a previsão era de chuva intensa para Sábado e Domingo (hoje) estando a região mesmo sobre aviso amarelo.

Tendo eu feito a inscrição para o evento estava disposto a tudo, com chuva, sem chuva, muita ou pouca. Confirmou-se, quando acordei por volta das 7 horas chovia nas horas, ponderei, enchi-me de coragem e lá decidi ir, era o que desse e viesse.

Em Vila Cã por volta das 8:30 não chovia, apesar de estar bastante enublado, quando acabei de colocar o dorsal na “burra” começou a dita, envergonhada mas consistente, estava lançado o dado para a manhã, aqui a dúvida seria os 30 ou 50 quilómetros, logo se via, conforme o terreno e disposição.

Os primeiros quilómetros foram feitos por estradões envolventes a Vila Cã com direcção à Arroteia na Sicó, apesar da chuva não se formava muita lama tirando uma zona pequena aqui e acolá, volta e meia. A descida do cabaz florido debaixo de chuva aqui já mais intensa tornava-se numa aventura, exigia-se olhos bem abertos para não se correr o risco de ficar pelo caminho com um trambolhão, a pedra molhada na Sicó escorrega, escorrega mesmo, como em nenhum outro lugar!

Terminada esta fase iríamos fazer o percurso inverso pela estrada do Vale em direcção à aldeia com este mesmo nome, o reforço estava localizado logo ao início deste, após uma primeira picagem de controle, deveria ter uns 15 quilómetros feitos até aqui. Reforço bem composto com tudo o necessário à excepção dos pastéis de nata que são um mimo e um bolo caseiro 5 estrelas!

12088364_10204787951570091_3988640623096110931_n-001

E foi após o reforço que começou o verdadeiro banho de água, o trilho tornou-se basicamente num rio que subíamos, a chuva era de uma intensidade que mal se via a 50 metros de distância, ainda por cima constante, já nem me chateava, melhor nunca me chateie, mas estava a ser meio radical este Raid. A separação para o passeio fazia-se ao quilómetro 18, a chegar à aldeia, parvo como sou fui para os 50!!!! Já que era para banhos que fosse em grande.

Foi pouco após a separação que fiquei sem suspensão, deixou de trabalhar, prendeu completamente, neste terreno e com as condições que estavam decidi desistir e regressar pelo caminho mais “soft” a Vila Cã, fiquei com apenas 2 cm de curso nela e estava a fazer um barulho meio esquisito ao bater, era como se batesse em ferro no fim desses 2 cm! Vamos ver…

Se gostei? A malta desta organização é 5 estrelas, é impossível dizer que não. Se voltava? Assim que tenha suspensão 🙂

Strava: